Com alguma frequência, alguns de nossos clientes nos pedem dicas sobre como proceder durante o processo de seleção em sua empresa. Sendo assim, elaboramos esta pequena compilação de dicas.
Porém, é importante lembrar não existe uma “receita mágica” para realizar um bom processo de seleção, mas algumas dicas simples de comunicação e psicologia podem ajudar bastante neste momento:
Em primeiro lugar, tenha uma ideia bem clara do tipo de empregado ou estagiário que você está procurando para sua equipe. É preciso conhecer a realidade que ele vai encontrar dentro da empresa, se vai precisar ser dinâmico, se vai precisar ser persistente, etc. Conhecendo bem o perfil ideal para a oportunidade, fica mais fácil decidir quais perguntas terão de ser feitas e quais perguntas poderão ser deixadas de lado. Lembre: Qualquer pergunta leva a qualquer resposta!
Questões Abertas & Liberdade de Resposta
Nunca tente “canalizar” ou induzir uma resposta. Se você der a dica, o entrevistado vai sempre dizer o que você quer ouvir. Faça perguntas abertas, que favoreçam o raciocínio livre e encoragem o candidato a expor sua opinião verdadeira durante a entrevista de seleção. Para obter esse resultado, use sempre que possível perguntas começadas com ” por que você acha…. “, ” qual sua opinião sobre… ”, ou, então, ” como você acha que pode…”.
Um contexto de cada vez
Durante um processo de seleção, as perguntas realizadas em entrevista devem ser focadas. É importante que tenham um contexto claro para quem as ouve, principalmente por serem feitas, em alguns casos, para pessoas que estão participando pela primeira vez de um processo seletivo, e não conhecem muito bem ainda o mercado de trabalho. É muito mais interessante e efetivo fazer duas perguntas distintas do que tentar fundir dois contextos em uma única pergunta e depois obter uma resposta igualmente múltipla.
Use da neutralidade na entrevista
Embora às vezes seja tentador fazer um comentário pessoal, segure o impulso. A entrevista de seleção é para o entrevistador conhecer o perfil do entrevistado e não para o entrevistado conhecer o perfil do entrevistador. Não importa a resposta obtida, seja sempre neutro. Com esta postura, você também deixa o entrevistado mais à vontade. Tenha sempre em mente: O personagem principal da conversa é o entrevistado e não o entrevistador.
Antes de começar a entrevista, sugerimos que você elabore um roteiro de perguntas, criando uma pontuação de importância para cada questão, e para cada resposta do estagiário.
Assim, ao final do processo você terá escores de pontuação para cada candidato, passando assim a ter dados mais concretos para sua tomada de decisão.
Sugestões de perguntas
+ Por que você escolheu esta profissão (este curso)?
+ Como você avalia o seu desenvolvimento profissional (e acadêmico) até o presente momento?
+ Quais são as suas principais limitações comportamentais?
+ Qual é a sua meta de vida a longo prazo? Como sua vida profissional vai auxiliá-lo neste objetivo?
+ O que pode lhe tirar a paciência ou lhe irritar no ambiente de trabalho?
+ Qual foi a situação de vida mais difícil que você resolveu? Como?
+ Quais foram as suas realizações mais importantes até este momento? Que recursos utilizou para chegar nestes resultados?
+ Qual objetivo que você não conseguiu atingir ainda? Por quê?
+ Dentre as personalidades com que você já conviveu, qual foi a melhor e a pior? Por quê?
+ O que você sabe sobre nossa empresa?
+ O que lhe faz querer trabalhar conosco?